sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ops!

Andei me empolgando num blog que gosto muito.

Sabe aqueles blogs que você sempre lê, onde os posts e comentários tem a mesma importância já que o post serve como estopim para uma reflexão absurdamente ampla? Resultado impossível de conseguir só, pois são vários olhos, ouvidos e cérebros distintos contribuindo com suas percepções.

Comigo é aquela coisa do 'oh, eu tb penso isso, isso vaga em minha mente só nunca coloquei em palavras mas é o que sinto, ah!, isso eu digo e repito todo dia como um mantra, putz, nunca pensei nisso, que interessante!, caralho, que merda, uma decepção pra evolução, bicho burro da porra, hmmm, que bom... mais uma flor no meio da bosta de cavalo,' e por aí vai. E o ciclo continua sem fim (ou ad infinitum, ui).

Igual aconteceu acima, me empolguei e escrevi um comentário gigante no blog da Lola, que o publicou como guest post. É um blog que gosto muito mesmo e já recomendei até pra minha mãe. A típica coisa que as mulheres têm que ler. Sem radicalismo, a coisa aqui é posicionamento. Talvez algumas de nós ainda errem a mão, mas antes errar tentando uma imagem mais digna para a classe feminina e não apenas para si do que ser cúmplice dessa merda toda..

Porque pra mim é isso: individualmente não estou precisando dessa luta toda. Já me posiciono. Mais do que na ação, sou mentalmente posicionada, quero um dia falar sobre isso. Não sinto diferença que não as óbvias, não sinto que valho menos e considero a possibilidade dos caracteres iguais para os sexos (com a possibilidade do masculino ser um pouco mais maculado pelos milênios de absorção de um comportamento indesejável). Mas não sou idiota: eu sei que o mundo de fora não gira como meu mundo interno.

Creio em humanos bons e filhos de escrotos (tentando variar o 'filha da puta', hehehe, argumento usado para descaracterizar qualquer defesa que eu possa fazer sobre a situação feminina... apelar não é só no videogame). Faço o que bem entendo e se me acusarem um dia de inveja do pênis, retrucaria que só até o dia em que inventaram o tubo pra mijar em pé (porque, porra, mulher também mija de vez em quando!, não apenas faz xixi). Depois que inventaram os Woman Free 'da vida' vou ter inveja de pênis por que, minha gente??? Gosto de ter o que tenho. Uopa!

Inveja de urinar em pé é coisa do passado.

Bem, nessa linha de empolgação tá lá meu comentário como guest post, o que me deixou bem feliz por ser uma admiradora da autora e dos frequentadores do blog dela.

O post é sobre racismo e eu dei o meu pitaco. E nem falei lá que é fácil ser negrinha assim como eu. Que se eu acho algumas coisas ruins, nem imagino o que acham os outros mais pretos que eu, da pele mais escura.

Também não falei de como é ser marrom nessa discussão sobre preto e branco e tampouco falei como senti o fato de ser uma das únicas pessoas negras da escola, faculdade, trabalho, restaurante. Como é ser negro numa loja. Como é triste notar a percepção que outros negros assimilaram sobre si e que refletem sobre mim, que não aceito esse reflexo.

Dá pra falar pra sempre quase, infelizemente, sobre uma merda de situação que não deveria existir. Poderíamos desistir por causa disso, do não vale a pena debater. Mas vamos mudar o que sem debater, sem brigar, sem falar nem tentar influir na consciência coletiva? Vamos nos calar porque não será resolvido nessa vida?

Talvez não tenha resolução nunca, seja utópico, e o dia que essa palhaçada acabar outra tome seu lugar. Mas não nasci pra aceitar, pra ouvir calada. Mesmo que seja clichê como murros em ponta de faca vou repetir e a cada cem ajudar a transformar um. Essa é minha contribuição.

2 comentários:

  1. Olá! você é a mesma Mari do antigo blog "Superficialmente profundo"??
    Estava eu, de bobeira, procurando meu próprio nome no google, só pra ver o que aparecia... e me deparei com teu blog! Um post de 2002 (quase 10 anos atrás!) e me lembrei de tudo!

    Meu nome é Bebiana... você lembra de mim? Agente se conheceu pela net, eu tinha um blog tb... fizemos alguns rolês. Eu tinha 15 anos naquela época!! Que loucura achar esse blog...quase uma década depois...eu nem lembrava de vc! Se vc não estiver achando tudo isso muito louco rs, me manda um email (bebivodka@gmail.com)

    um grande abraço,
    Bebi (direto do túnel do tempo!)

    ResponderExcluir
  2. oi Bebi! Sou eu mesma! Risos! Que demais! Tô te escrevendo! Beijos!

    ResponderExcluir